domingo, 12 de dezembro de 2010

Vantagens e desvantagens dos motores 1.0 16v


Gostaria de saber as vantagens e desvantagens dos motores 1.0 16V. Pois ouço dizer que dá muito problema.

O motor 1.0 16V é mais potente do que o de 8V. Ele recebe uma curva de torque diferenciada também. O motor de 16V adquire uma potência maior em uma velocidade também mais elevada. Ele é apropriado para estradas, enquanto o motor de 8V ganha mais potência em velocidades menores.

Em questão de fabricação, o motor 16V é mais caro para ser produzido. A outra diferença é o consumo de combustível. O propulsor de 16V pode até ser mais econômico, mas isso vai depender da forma de conduzir. Se o motorista utilizar o carro com toda a potência, ele também gastará mais combustível.

Os motores de quatro válvulas por cilindros respondem melhor em rotações mais altas porque a energia da mistura ar-combustível é baixa quando o motor está girando pouco e insuficiente para superar as duas válvulas extras, que servem de obstáculo para que a mistura entre na câmara de combustão. Quando o giro sobe, a situação se inverte. Ou seja, com mais energia para superar as válvulas, entra mais mistura na câmara de combustão, que agora são aliadas para encher os cilindros com mais mistura e, consequentemente, gerar mais potência.

A manutenção dos motores de quatro válvulas por cilindro é mais cara que os de duas no caso dos modelos que vêm com dois comandos de válvulas. Isso porque existe mais peças e a regulagem é mais trabalhosa, o que acaba aumentando o custo da mão de obra. Mas há motores 16V com apenas um comando, como o 1.0 16V da Renault, cuja manutenção é um pouco mais simples, embora continuem gastando mais combustível que os 8V. Em compensação, são mais potentes e têm mais torque (força).

0 comentários:

Postar um comentário