sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Park Assist do Volkswagen Tiguan

Cansado de fazer esforço na hora da baliza? Então deixe o Park Assitent estacionar por você


Você é daqueles que sofrem para encaixar seu SUV nas vagas de rua? Pois saiba que a tecnologia pode dar uma mãozinha. Chegou às lojas a versão 2010 do VW Tiguan, que passa a oferecer o Park Assist, que estaciona para você. Seu funcionamento é simples. Assim que achar a vaga, aperte um botão perto do câmbio para ativar o Park Assist e um sensor no para-lama dianteiro faz a varredura do espaço. Só que a vaga precisa ser no mínimo 1,10 m maior que o veículo (que mede 4,43 m), o que é um problema na vida real, pois a dificuldade maior está mesmo em estacionar em lugares apertados.

Após o sistema autorizar a manobra, surge uma indicação no display do sistema multimídia pedindo para que se engate a ré. Tudo que você precisa fazer é tirar as mãos da direção e controlar a velocidade pelo pedal de freio. O sistema vai acelerando e girando o volante sozinho. Você pode acompanhar a manobra pela tela, que exibe as imagens da câmera na traseira. Em alguns casos, o Park Assist solicita que o D seja engatado, para endireitar o veículo. Ao final, um aviso indica que o motorista pode reassumir o controle.

Ver o volante do Tiguan esterçar sozinho é estranho. Porém, após algumas tentativas, você se acostuma. De início, a baliza automática causa apreensão, já que pode ser feita a até 7 km/h, velocidade que assusta quem não está acostumado – não conheço alguém que seria capaz de estacionar tão rápido assim no uso normal. É preciso controlar os instintos para não assumir a direção e deixar a tecnologia agir sozinha. O recurso funciona tanto em vagas à esquerda quanto à direita da rua. Nas dez tentativas, o sistema só não fez a leitura correta do espaço apenas uma vez. Mas nesse caso é só voltar para o sensor refazer a leitura.

O recurso é prático, mas há restrições. Além do espaço folgado para a baliza, ele só funciona em vagas paralelas à calçada, e não nas perpendiculares, como nos shopping centers. Também não detecta a presença de uma moto, por ser estreita demais. Segundo a VW, quando há duas motos paradas lado a lado, a leitura é realizada normalmente. O Park Assist faz parte de um pacote opcional de 3 765 reais, que inclui ainda CD player com tela sensível ao toque e câmera traseira. O Tiguan básico custa na tabela 124 190 reais, mas pode ser encontrado por 99900 reais.



CUMPRE O QUE PROMETE? - SIM

O Park Assist poupa o trabalho de fazer a baliza e deve seduzir uma parte dos compradores do Tiguan. Nem que seja apenas para mostrar a novidade para os amigos. O problema é que a vaga não pode ser apertada.

0 comentários:

Postar um comentário