terça-feira, 7 de junho de 2011

Preço de Revisão na internet


MONTADORAS DIVULGAM PREÇO NA INTERNET, QUE CUSTA ATÉ 82% MENOS QUE NA AUTORIZADA. SERÁ O FIM DA EMPURROTERAPIA?



Ao levar seu Ford Ka 2008 para a concessionária, a psicóloga Camila Tonelli planejava pagar 636 reais pela revisão dos 40 000 km. "Antes de ir à autorizada, entrei no site e consultei o valor. Achei muito bom, pois pude programar minhas finanças e cheguei mais confiante à oficina", afirma. Mas, para sua surpresa, recebeu um orçamento de 850 reais. A resposta de Camila foi fácil: "Na hora perguntei sobre os preços fixos e, no fim, eles acabaram fazendo apenas o que estava descrito no site".

O final feliz dessa história só foi possível porque nos últimos anos montadoras e importadoras começaram a divulgar em seus sites institucionais tabelas com preços fixos das revisões básicas. De uma só vez, o consumidor ganhou em dobro. A primeira vantagem é a possibilidade de saber qual é o valor justo para uma revisão e sair em busca do melhor preço, como acontece na hora de comprar um carro. O outro ponto positivo é que o preço público virou munição no combate à prática da empurroterapia, a tendência que a autorizadas têm de turbinar seus preços com serviços desnecessários.

Os preços fixos das revisões são um fenômeno recente. A pioneira no Brasil foi a Ford, em 2008, mas boa parte das montadoras já aderiu à prática. "Começamos com esse trabalho para oferecer maior tranquilidade aos consumidores nas revisões. Fizemos um acordo com nossos distribuidores, e a orientação é que eles sigam a tabela fixa", diz o gerente de marketing de produto da Ford, Rodolfo Possuelo. A proposta deu tão certo que a marca resolveu criar algo semelhante para os produtos adicionais de manutenção. Além do Preço Fixo Ford, nome para a tabela de revisões programadas, há também o Kit Preço Fixo, que nada mais é que uma relação de valores para peças e serviços extras, em geral feitos em veículos fora da garantia.

Mas não pense que a simples divulgação de preços acabou com a dor de cabeça ao orçar uma revisão. Consultamos os sites das dez maiores marcas do mercado nacional para saber quem tem essa política de valores fixos e como ela funciona na prática. A Ford, por exemplo, disponibiliza logo em sua página inicial um link que direciona o consumidor para a tabela. Na Volkswagen, o processo é mais trabalhoso. O internauta tem de entrar no site, clicar em serviços e depois em um discreto link chamado "Planos de Manutenção", que pode passar despercebido à primeira vista. Lá dentro, em vez de indicar quilometragem ou tempo de uso, o site informa por ordem de serviços - primeiro serviço, segundo, terceiro...

Apagão da tabela Hyundai, Renault e Chevrolet são mais práticas. Elas disponibilizam na seção de serviços as tabelas com todas as revisões, descrevendo o que será feito e os preços - basta selecionar o modelo e a versão. Já na Fiat a situação foi curiosa. Conseguimos acessar a tabela, mas alguns dias depois ela saiu do ar. Ligamos para a empresa, que alegou que a página estava em manutenção. Quatro dias depois o serviço voltou ao site. As demais montadoras, Nissan, Toyota e Honda, ainda não disponibilizam esse tipo de serviço.

Depois de vasculhar os sites, fomos para as ruas, ou melhor, para as concessionárias. E aqui a notícia é boa. Pelo menos 80% das autorizadas consultadas confirmaram os preços dos sites. Porém, mesmo com esse bom resultado, nota-se que ainda existe a cobrança de preços maiores e a tradicional empurroterapia. Entre as maiores diferenças nos valores apurados (veja tabela ao lado), o destaque ficou para a Fiat. Fizemos uma cotação para a primeira revisão do nosso Uno de Longa Duração. O primeiro orçamento foi de 887,47 reais. Mas, depois de ser confrontada com a tabela oficial, o serviço baixou para 156 reais - uma economia de 82% (leia mais sobre o caso na seção Longa Duração).

Quando encontramos o preço maior, o truque da autorizada era alegar que o serviço do site era uma versão mais básica da revisão (mas suficiente para manter a garantia de fábrica) ou o atendente desconversava, dizendo que também dependia do estado do veículo. "O preço é esse mesmo do site, porém o ideal é que você traga seu carro até aqui, para passarmos o orçamento de forma correta", disse um dos funcionários da Ford Sandrecar, de São Paulo (SP).



PRÓXIMO!
Mais duas marcas prometem que vão disponibilizar seus preços de revisão na internet. Tanto Kia (www.kia.com.br) como Peugeot (www.peugeot.com.br) disseram que seus serviços estariam no ar até o fim de fevereiro.



REGRAS REVISADAS 
• Antes de mandar o veículo à revisão, consulte o site, veja a tabela de preços e leve-a impressa à concessionária para não ser surpreendido.
• Use os preços fixos para argumentar com o vendedor da área de serviços. Questione os valores e compare com os descritos no manual de revisões ou nos itens listados no próprio site. Só aceite o que é obrigatório.
• Cuidado com a diferença entre o obrigatório e o recomendado. Se você não autorizar os serviços obrigatórios de fábrica, você perde a garantia. Se não aceitar os recomendados, ela não será afetada. Em geral esse é um artifício para empurrar descarbonizações ou limpezas de bico precoces ou higienizações desnecessárias.
• Não seja tão desconfiado. A empurroterapia existe, mas às vezes a autorizada pode estar alertando sobre um defeito real. Um amortecedor vazando, apesar de não estar no plano de revisão daquela quilometragem, tem de ser trocado logo. Caso não fique satisfeito com a explicação oferecida, consulte um mecânico de sua confiança.



O PREÇO NA REAL
As maiores diferenças entre os valores do site e os praticados por concessionárias 

FIAT Uno 1.0 (1ª revisão) Tabela: 156 reais
Autorizada: 887,47 reais
Economia: 82,4%

FORD Ka 1.0 (1ª revisão) Tabela: 152 reais
Autorizada: 350 reais
Economia: 56,6%

CHEVROLET Celta 1.0 (1ª revisão) Tabela: 150 reais
Autorizada: 215 reais
Economia: 30,2%

VOLKSWAGEN Gol G5 1.0 (1º serviço) Tabela: 168 reais
Autorizada: 234,90 reais
Economia: 28,5%



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