sábado, 4 de junho de 2011

Dicas para economizar combustível




Existem diversos “truques” simples para ajudar a economizar combustível. Siga essas ideias e tenha certeza de que terá de 10% a 15% de economia garantida.
Ande devagar – É chato, mas é verdade. Acima de cerca de 80 km/h, aumentar a velocidade em 10% irá usar entre 10% a 20% mais combustível, pois a resistência do ar é muito maior. Pergunte a sí mesmo se a pressa de chegar vale o custo extra.
Feche as janelas, teto solar – reduz arrasto aerodinâmico.
Mantenha o ar condicionado desligado a não ser que seja extremamente necessário devido ao calor ou chuva (mas ligue sempre pelo menos uma vez por mês a fim de evitar que o compressor quebre por falta de uso).
Na cidade, a maneira mais prática de ventilar o carro é abrindo as janelas; dirigindo em alta velocidade (acima de 100 km/h), é melhor manter os vidros fechados e ligar o ar condicionado.
Limpe a lixarada – carregar excesso de peso gasta combustivel, verifique se voce está carregando coisas desnecessárias e pesadas como você (não se aplica a sogras :mrgreen:).
Antecipe suas ações – em vez de ficar acelerando feito um doido e ter de frear em engarrafamentos, tente antecipar o transito a frente e ande em velocidade moderadas para você nao ter que ficar freando a toa. Lembre-se que frear dessa forma é jogar dinheiro e energia fora.
Mantenha os pneus calibrados – encher o pneu com a pressão recomendada vai ajudar e muito na economia incluindo melhor aderência sobre o piso (se os pneus estiverem com 20% abaixo da pressão recomendada, a média de aumento de consumo é de 10%).
Use marchas longas ( 4a. e 5a. ) - motores são mais eficientes a baixa velocidade que em alta, exatamente por muita energia ser gasta e perdida em calor pelas partes internas do motor. Procure passar as marchas em 3.000 RPM e esse é exatamente o regime ideal entre potencia e economia (3.000 RPM).
Faça a manutenção preventiva em dia – verifique cabos de velas, velas, filtro de ar a cada 10.000 km a fim de manter a qualidade da ignição sempre otimizada. Velas sujas ou cabos com mau contato, ou falta de aterramento nas velas aumenta o consumo e ainda existe o risco de BackFire.
Use o óleo correto – Evite usar óleos muito finos, o máximo seria um 0W30 até 15W40. Dê preferencia a Óleos Semi-Sintéticos ou 100% Sintéticos.

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