segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dona morte gera censura para comercial Hyundai


Por Ana Lucia Silva
O diferencial que mais salta aos olhos no novo lançamento da Hyundai, o Veloster, é a questão das três portas. Diversas campanhas de promoção do carro foram criadas pelo mundo para vender a ideia da nova proposta de design e também de segurança da marca. Mas uma agência apostou alto e o filme de aproximadamente 1 minuto foi censurado na televisão holandesa. A versão da internet foi mantida e o vídeo se espalhou na rede.
O argumento para o bloqueio do comercial foi o tema mórbido e de mau gosto que a propaganda se utiliza, mas será que mostrar a Dona Morte é tão pesado assim? E usar o concorrente (o Ford Focus) na produção, pode? Assista o vídeo abaixo e diga o que você acha.


De olho na vaga alheia


A agência curitibana TheGetz lançou a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, em prol das vagas reservadas que garantem a acessibilidade a deficientes físicos. A proposta? Fazer com que os motoristas que costumam usar a desculpa que vão ficar só um minutinho nos locais reservados sintam na pele o que acontece quando a situação se inverte.
A ação começou a ser divulgada no Paraná e foi alavancado pelo incidente ocorrido com Mirella Prosdócimo em um estacionamento de supermercado. Assista o vídeo abaixo. Como você sentiria?


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

por que os freios fazem barulhos?


Aquele assobio chato que alguns freios fazem quando é acionado não causa nenhum risco. “Em geral, esse barulho não significa deficiência na frenagem”, diz. Mas incomoda muito o motorista e quem mais estiver dentro do carro.

A causa desse ruído, tem a ver com a qualidade das pastilhas de freio em 95% dos casos. Algumas marcas de menor qualidade não absorvem a ressonância gerada no momento do atrito da pastilha com o disco de freio. Venosa diz ainda que mesmo as marcas boas e as pastilhas originais podem apresentar ruído em alguns lotes de fabricação, já que, ainda segundo o especialista, a qualidade pode variar um pouco a cada lote. A solução é trocar a pastilha e pensar em mudar a marca.

Ressalta-se ainda que o ruído também pode ser gerado pelo disco de freio. “Se o disco não estiver plano o suficiente para aumentar a área de atrito, aumenta o nível de ressonância e então o ruído”. A pinça que segura a pastilha também pode ser gerar o incômodo se não estiver bem apertada. Nesses casos o ideal é procurar uma oficina e identificar o problema. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Alemão tenta bater recorde de baliza mais apertada




Você acha que estaciona bem seu carro? Em um vídeo divulgado recentemente pela comissão avaliadora do Guinness World Records, é possível conhecer a habilidade de um dos aspirantes a recordista mundial de baliza mais apertada, o alemão Ronny Wechselberger.

Até a publicação do clipe, Ronny era o mais recente detentor do recorde, com uma baliza perfeita em uma vaga que tinha apenas 26 cm a mais que o comprimento do carro. Com um arriscado “cavalo de pau”, ele estacionou perfeitamente entre outros dois automóveis.

Informações posteriores, entretanto, tiraram o título do alemão: um chinês de nome Zhang Hua já teria quebrado o recorde, ao realizar a mesma manobra em uma vaga apenas 24 cm maior que o próprio veículo. Ainda assim, vale a pena ver a façanha de Ronny.