quarta-feira, 24 de agosto de 2011

por que os freios fazem barulhos?


Aquele assobio chato que alguns freios fazem quando é acionado não causa nenhum risco. “Em geral, esse barulho não significa deficiência na frenagem”, diz. Mas incomoda muito o motorista e quem mais estiver dentro do carro.

A causa desse ruído, tem a ver com a qualidade das pastilhas de freio em 95% dos casos. Algumas marcas de menor qualidade não absorvem a ressonância gerada no momento do atrito da pastilha com o disco de freio. Venosa diz ainda que mesmo as marcas boas e as pastilhas originais podem apresentar ruído em alguns lotes de fabricação, já que, ainda segundo o especialista, a qualidade pode variar um pouco a cada lote. A solução é trocar a pastilha e pensar em mudar a marca.

Ressalta-se ainda que o ruído também pode ser gerado pelo disco de freio. “Se o disco não estiver plano o suficiente para aumentar a área de atrito, aumenta o nível de ressonância e então o ruído”. A pinça que segura a pastilha também pode ser gerar o incômodo se não estiver bem apertada. Nesses casos o ideal é procurar uma oficina e identificar o problema. 

0 comentários:

Postar um comentário