quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Câmbio automático Vs. estacionamento

Saiba como deixar carro automáticos desengrenados na garagem



Quem nunca se deparou com a instrução no estacionamento: deixe o carro desengrenado ou “solto”? Sem a medida, não dá para empurrar um modelo para abrir espaço para outro passar, transformando aquele estacionamento em um quebra-cabeça insolúvel. Mas nem sempre depende da boa vontade do motorista. A maioria dos câmbios automáticos não permite que a partida seja feita em outra marcha senão o P, de Park, para evitar acidentes. Só que muitas caixas modernas também não permitem que a chave seja retirada sem que a alavanca esteja na posição P. Então como fazer para deixar o carro solto? A solução pode estar em um pequeno botão ou chave, chamado de shift lock release, em bom português é o mecanismo que permite liberar essa trava do câmbio. “Ele destrava mecanicamente o solenóide que bloqueia o câmbio ao se comunicar com a ignição. Serve em caso de pane elétrica, para liberar o carro que ficaria emperrado sem isso”, explica Frank Alt, proprietário da Politrans de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

Em alguns modelos, há uma pequena chave, uma ranhura onde é possível liberar o câmbio da posição P e colocar a alavanca no N, de Neutral - neutro. É uma solução emergencial criada para não deixar o carro preso caso a energia da bateria caia ou se rolar uma pane elétrica. Só que o motorista tem que repetir o processo a cada vez que para. Na hora de dar a partida, só voltar o câmbio ao P.

A própria chave pode ser inserida para liberar o câmbio, enquanto em outros, uma chave de fenda faz o trabalho. É o caso da maioria dos japoneses, como o Toyota Corollaou os Honda Civic e Fit, em que a tampinha do dispositivo de destravamento fica junto a alavanca, tal como ocorre com o Ford EcoSport. Noutros, é necessário tirar um componente de acabamento, como o porta-copos à frente da alavanca no Peugeot 307 e ali encontrar um buraco à direita, criado justamente para se enfiar uma caneta ou chave de fenda e desbloquear o câmbio. E nos carros que tem câmbio na coluna, como o Honda CR-V de segunda geração? Em geral, a liberação é feita por uma ranhura na própria coluna de direção. Ou seja, varia de carro para carro e uma olhada no manual deve sanar a dúvida. Lembrando que o piso da garagem deve ser plano para se tentar algo assim, pois o carro não ficará bloqueado como em Park.

Escondidinho
Ainda há os que não tenham o recurso acessível, propositadamente. “Até por uma questão de segurança, a chave de destravamento da transmissão não fica acessível”, lembra Mario Junghähnel, chefe do Comitê Técnico de Transmissões da SAE Brasil. É o caso de automóveis da Audi e Mercedes-Benz, além do grupo Volkswagen, que inclui a Audi. “A VW até tem uma maneira de liberar, mas tem que abrir o console, mas na linha Audi é praticamente inacessível e exige a retirada do manete da alavanca. O usuário comum pode até quebrar a peça, pois já vi mecânicos quebrarem. Os Mercedes e BMW também são complicados a esse ponto”, alerta Cesar Sanchez, diretor técnico da oficina especializada Automatic de São Paulo (SP).

E se não for o caso? Alguns carros com chave keyless (cuja presença é reconhecida a distância), como oVolkswagen Touareg, podem até permitir que o motor seja desligado com o câmbio em N. O problema, no caso, é que as portas não poderão ser trancadas. Ou seja, a saída pode ser deixar a chave com o responsável pelo local, algo nem sempre aconselhado ou possível. Quem sabe pedir outra vaga? Tem condomínios que já levantaram exceções à exigência de se deixar o carro desengrenado, vale a pena conversar.

Automatizados

Em relação aos automatizados, sem perturbação. “O carro vai até reclamar e informar no painel que a alavanca deve ser deixada no P. Mas basta ignorar a recomendação”, assegura Ricardo Dilser, consultor técnico da Fiat. E bota reclamar nisso. Ao fazer a operação em um Volvo S60 T4 com câmbio de dupla embreagem, até foi possível deixar o carro em Neutro sem prejuízo, lembrando de desativar o freio de estacionamento eletrônico. Só que foi necessário preparar os ouvidos para o alarme irritante, que recepciona o motorista com um pito assim que ele abre a porta. Questão de segurança.



Fonte: Auto Esporte 

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