sexta-feira, 6 de maio de 2011

Usar gasolina Podium diminui o consumo?



Em tempos de combustível caro, estou abastecendo o meu veiculo Ford Fiesta 2011 com gasolina podium. Gostaria de saber se esta última é recomendável para os veículos brasileiros, se ela diminui o consumo. Wislley Nogueira – São Paulo 

Segundo o engenheiro mecânico e proprietário da oficina Motor Max, Rubens Venosa, no caso dos modelos populares, o menor consumo da gasolina podium é desprezível. Isso porque que os motores mais simples, de baixa cilindrada, não estão preparados para aproveitar a maior octanagem da gasolina podium, apropriada para com motores com alta taxa de compressão e que vêm com um mapeamento da centralina que permite usar uma curva de avanço mais ousada. A única vantagem da podium nos modelos populares seria o maior prazo de validade, ou seja, este tipo de gasolina consegue conservar por mais tempo suas propriedades sem se deteriorar.

Apenas a título de comparação, a gasolina comum tem 87 octanas IAD (Índice Auto Detonante) enquanto que na podium são 95 IAD. Portanto, a podium tem poder antidetonante maior, permitindo trabalhar com taxas de compressão maiores sem causar a chamada pré-ignição (também conhecida como “batida de pino”). Com uma taxa de compressão maior, o motor tem melhor rendimento, o que implica teoricamente em mais força e menos consumo. 

0 comentários:

Postar um comentário