quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alguns carros a gasolina importados do México pode usar etanol no Brasil?

Possuo um Captiva Ecotec 2010 e na revisão de 10.000 quilômetrios, em concessionária autorizada, obtive informações (boatos ?) de que meu carro poderia ser abastecido na proporção 50% - 50% etanol x gasolina sem problema algum. Procede? Carlo Passos – Rio de Janeiro 

As fabricantes no Brasil não recomendam o uso de etanol nos modelos homologados para funcionaram com gasolina. Tanto a Ford quanto a GM explicam que o principal problema da utilização do etanol brasileiro em modelos que rodam com E85 (85% de álcool e 15% de gasolina) nos Estados Unidos é água misturada no combustível no Brasil, que causa corrosão em peças internas. No mercado norte-americano, o etanol é anidro, não contém água. Além disso, a octanagem do E85 é diferente da mistura usada no Brasil.

Portanto, os carros vendidos oficialmente no Brasil recebem uma série de mudanças para poderem funcionar a contento com o combustível nacional, o que inclui alterações de software do módulo de comando do motor, já que a relação estequiométrica (proporção e ar-combustível) também é diferente entre o combustível vendido no Brasil em relação ao dos Estados Unidos. Por causa de todos esses fatores, pode-se, inclusive, perder a garantida do motor com o uso de etanol em modelos vendidos no Brasil para rodar com gasolina, já que os técnicos são capazes de identificar os problemas causados por uso de combustível não recomendado pela fabricante.

0 comentários:

Postar um comentário