sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo regulamenta etanol com medida provisória



Proporção da mistura do combustível na gasolina ficará entre 18% e 25%

A presidente da República, Dilma Rousseff, assina medida provisória (MP 532) que regulamenta o etanol e outros combustíveis no Brasil. O objetivo é reduzir as diferenças de preço que o combustível vegetal apresenta durante o ano por causa da entressafra, entre outros fatores. Portanto, uma das mudanças importantes fica por conta da maior variação da porcentagem de etanol anidro na gasolina: passará dois atuais 20% a 25% para 18% a 25%, o que garantirá mais oferta de etanol, diminuindo seu preço nos postos de combustível.

A segunda novidade relevante é a classificação do etanol, que deixa de ser um produto agrícola para se tornar combustível, o que significa que agora o produto é de responsabilidade da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Com isso, sua estocagem, exportação, importação e venda ficam a cargo da ANP.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Preço abusivo da gasolina


UM ROUBO! UM TIRO NA CABEÇA DO CIDADÃO BRASILEIRO.

O QUE O BRASIL QUER? ENTRAR PARA O LIVRO DOS RECORDES COM A GASOLINA MAIS CARA DO MUNDO???

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Misturar gasolina em carro à álcool danifica o motor?

Com alta dos preços do etanol, motoristas adotam prática que pode danificar motor



É bem provável que nada tenha valorizado tanto nos últimos meses quanto o litro do etanol. Tido até pouco tempo como o grande herói entre os combustíveis oferecidos no mercado, o mais novo vilão dos postos brasileiros não chega, é claro, a ser um problema para quem tem um veículo flex, ou mesmo movido somente a gasolina.

Mas se tornou uma pesada dor de cabeça para quem ainda possui modelos movidos apenas pelo álcool, parte ainda considerável da frota nacional. Para tentar compensar o prejuízo com o uso do etanol tão caro, muitos deles, segundo alguns frentistas consultados, estão fazendo uso de um novo recurso, o “rabo de galo” às avessas!

Muitos abastecem o tanque colocando partes iguais de gasolina e álcool, enquanto outros pedem proporções maiores de gasolina, ou, apenas o combustível mineral com a falsa impressão de que ganharão em autonomia – compensando, assim, o investimento um pouco maior.

“Na prática não é isso que acontece. Quem faz isso está, na verdade, causando uma série de danos ao motor”, explica Marcus Vinícius Aguiar, diretor técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

E não são poucos os problemas que aparecem. Além de contaminar o óleo lubrificante, a gasolina pode causar estrago nas válvulas, na sede das válvulas, velas de ignição, junta de cabeçote e várias outras peças do motor que entram em contato com o combustível. “O etanol possui um poder antidetonante muito maior que o da gasolina, por isso que a taxa de compressão de um motor movido exclusivamente a álcool é bem mais alta. Por causa disso, o combustível mineral explode antes do momento ideal na câmara de combustão, e é justamente isso que pode causar tanto estrago”, explica o diretor, que lembra ainda que a temperatura do propulsor chega a ficar mais elevada com essa nova receita de “rabo de galo”.


Os resultados mais drásticos ocorrem quando se usa apenas gasolina, ou proporções muito maiores desse combustível na mistura com o álcool. Mesmo quem opta pela proporção em partes iguais coloca o motor em risco – os danos podem até ser menores, segundo Aguiar, mas ainda assim não é recomendável optar pela mistura.

“Usar o combustível mineral não melhora a autonomia do veículo, nesse caso. Como não explode no momento correto, a gasolina acaba proporcionando gasto maior e rendimento menor. É um desperdício.”

De acordo com outro frentista consultado, um dos clientes do posto onde trabalha tem abastecido seu carro a álcool com diesel – algo muito difícil de acreditar. Verdade ou não, perguntamos ao diretor da AEA o que poderia ocorrer nesse caso. “Para usar diesel o motor precisa ter uma taxa de compressão ainda mais elevada que a necessária para o uso de etanol. Nesse caso, certamente o combustível mineral nem deve ser queimado, é até difícil dizer exatamente o que pode acontecer. A única coisa óbvia é que, em algum momento, o dono do carro terá um grande prejuízo com essa prática.”