terça-feira, 22 de março de 2011

Como é feita a substituição do Airbag? é obrigatória?


Quando o kit airbag dispara, eu tenho a obrigação de trocá-lo? Existe alguma lei que regulamente isso? Como deve ser feita a troca? Sálvio Gustavo Luz 
Quando o airbag é acionado, geralmente o sistema precisa de um reparo. O tamanho do estrago, no entanto, depende do carro e do tipo de sistema adotado. “Alguns projetos danificam o painel inteiro, inclusive o volante”, diz Carlo Gibran, gerente da Bosch. “Outros tem um sistema de abas, que não afeta o carro, mas, independente disso, as bolsas precisam ser trocadas”. Segundo Gibran, elas são dobradas de um jeito especial, com talco, para que não colem na hora de abrir.

Não há, no entanto, nenhuma lei que obrigue a troca do kit depois que ele é acionado. “As concessionárias conseguem verificar se o airbag está ativo, mas não há nenhum mecanismo de inspeção”, afirma Gibran. Além das bolsas e de possíveis danos ao painel, sensores que ativam o airbag também precisam de troca depois de utilizados, bem como o dispositivo pirotécnico que retrai o cinto de segurança.

sexta-feira, 18 de março de 2011

O que acontece se os pneus não forem calibrados?


Gostaria de saber quando deve ser feita a calibragem dos pneus? O que acontece se ela não for feita? Isso tem alguma relação com o gasto de combustível? Silvia Bueno da Costa, São Paulo 
“A calibragem dos pneus deve ser conferida toda semana”, afirma José Carlos Quadrelli, gerente de vendas da Bridgestone. Segundo ele, se for considerada apenas a permeabilidade da borracha, o pneu perde de uma a duas libras por mês. No entanto, a checagem regular evita que furos passem despercebidos.
O pneu precisa estar na calibragem indicada pela montadora e compatível ao número de passageiros, caso contrário pode afetar a dirigibilidade do carro e o consumo de combustível. “Um pneu menos calibrado sofre deformação e fica com mais superfície de contato com o solo” explica Felício Félix, especialista em segurança viária e pesquisa e desenvolvimento do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). “O atrito oferece maior resistência e o motor precisa de mais energia para mover o carro” afirma. O gasto de combustível, segundo ele, pode ser até 10% maior.

Se a calibragem estiver acima da recomendada, o motorista corre risco nas frenagens. “A área de contato fica menor e o veículo fica menos estável”, diz Félix, “isso sem falar no desgaste maior na região central da banda de rodagem”. O pneu menos calibrado que o indicado também tem desgaste irregular, e fica com as laterais prejudicadas.